top of page

Mulheres | Peça de Teatro


Para marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, realizou-se na passada sexta-feira, 25 de Novembro, um espéctaculo resultante da parceria entre o Núcleo de Braga e o Tin.Bra.

No Auditório do Instituto da Educação da Universidade do Minho, foi-nos apresentada uma peça de teatro da organização sem fins lucrativos Tin.Bra, em jeito de comemoração dos seus 25 anos de existência.

“Mulheres” traz-nos três histórias reais, três tipos de violência exercida sobre a mulher, interpretadas por três actrizes.

Patrícia Oliveira, Marta Pinto e Vânia Silva representaram, respectivamente, a violência doméstica, a violência no namoro e o assédio no trabalho.

Lembrando que esta é ainda uma problemática premente na nossa sociedade, as três actrizes deram voz, corpo e alma a três histórias reais.

Uma encenação inquietante que nos transporta para o lugar destas mulheres de forma tão súbita como quando são aplicados estes tipos de violência.

Ao som de Zeca Afonso, vimos, uma a uma, quebrar-se perante a brutalidade sobre elas exercida com testemunhos sinceros, demonstrando que, apesar da impotência em cada uma das situações, persistem donas dos seus próprios corpos.

A peça é arrepiante ao ponto de nos tocar na alma e interventiva o suficiente para nos revoltar e transmitir a mensagem: a violência permanece a realidade de muitas mulheres.

O espectáculo serviu como oportunidade de início da Maratona de Cartas, onde recolhemos as primeiras assinaturas para os quatro casos urgentes deste ano: - proteger as pessoas com albinismo no Malawi; - apelar a que Snowden seja perdoado nos EUA; - exigir a anulação das acusações da advogada Eren Keskin na Turquia; - apelar à libertação e anulação das acusações do fotojornalista Shawkan no Egipto.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
bottom of page