top of page

Especialistas debatem a violência contra as mulheres na perspetiva dos homens


Na passada quarta-feira, dia 25 de novembro, decorreu a tertúlia “ A violência contra as mulheres- na perspetiva dos homens”, organizada pelo Núcleo da Amnistia Internacional (AI) de Braga, inserido nas comemorações do dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), este dia tem como objetivo alertar a sociedade para todos os casos de violência feminina, não se limitando às agressões físicas ou psicológicas de homem para mulher.

A sessão contou com a participação de Armando Osório, Presidente da Delegação de Braga da Cruz Vermelha, João Belchior, psicólogo com doutoramento na temática da violência doméstica e José Ferreira, psicólogo com experiência como técnico de apoio à vítima na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e de Alberto Mendes, Chefe do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) e da Guarda Nacional Republicana de Braga (GNR).

De acordo com os participantes, há cada vez mais casos denunciados de violência doméstica, por ser um tema, também ele, cada vez mais discutido na sociedade. Contudo, continua a ser um tema muito camuflado com muitos obstáculos pela frente, como o preconceito.

“No senso comum, continua-se a julgar as vítimas de violência doméstica, até pelos próprios familiares”, afirma José Ferreira, psicólogo com experiência como técnico de apoio às vítimas da APAV. Para José Ferreira, a solução passa por mais formação dos profissionais, melhores soluções para as vítimas e pela contínua sensibilização.

Ao longo do debate, os intervenientes questionaram a utilização das casas de abrigo como uma medida imediata e não como o último recurso, tal como deveria ser. A própria situação legislativa atual, não permite, segundo João Belchior, psicólogo e especialista na temática da violência doméstica, outras medidas tão rápidas e eficazes porque o agressor é inocente até se provar o contrário.

A tertúlia teve como tema central a violência doméstica, ainda que se definisse que o conceito de violência doméstica é mais abrangente. O evento terminou com um minuto de silêncio por parte de toda a plateia em homenagem a todas as vítimas de violência doméstica.

Posts Destacados 
Posts Recentes 
bottom of page