top of page

Sobre a Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional (AI) é um movimento global de 3,2 milhões de membros, apoiantes e ativistas em mais de 150 países e territórios que luta para pôr fim aos abusos dos Direitos Humanos. Foi fundado a Julho de 1961 por Peter Benenson no Reino Unido. A sua visão Ã© um mundo em que cada pessoa goze de todos os direitos plasmados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros padrões internacionais de Direitos Humanos. São independentes de qualquer Governo, ideologia política interesse económico ou religião e financiados pelas quotas dos nossas associados e doações. A sua missão Ã© investigar e agir de modo a prevenir e a pôr fim a abusos de Direitos Humanos e exigir justiça para aqueles cujos direitos tenham sido violados.

A Amnistia Internacional Portugal é uma secção da Amnistia Internacional. A AI - Portugal dirige-se aos governos, organizações intergovernamentais, grupos políticos armados, empresas e outros atores não estatais e pretende denunciar as violações de Direitos Humanos de um modo preciso, rápido e persistente. Sistemática e imparcialmente investiga os factos dos casos individuais e os padrões dos abusos de Direitos Humanos. Os resultados das investigações são publicitados e é mobilizada a opinião pública para exercer pressão sobre os governos e outras entidades para que estes terminem com aqueles abusos.

O Núcleo de Braga da Amnistia Internacional Portugal foi fundado a 16 de Fevereiro de 2015, conta com cerca de 20 membros e funciona como uma unidade básica da estrutura e das atividades de campanha da AI. É constituído por ativistas empenhados que se encontram regularmente para desenvolver as campanhas de direitos humanos da AI. Sendo que até Agosto deste ano o núcleo irá trabalhar sobre a temática da violência doméstica e em duas campanhas da Amnistia Internacional que estão a decorrer neste momento, Stop Tortura e My Body, my rights.

bottom of page